segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta do meu pai

Contei ao meu pai por e-mail da gravidez, e ele escreveu uma carta muito bonita. Não vou reescrevê-la inteira, mas as partes mais importantes estarão aqui.


“Luanda, 23 /07/2007

Minha querida Luísa,

Quando vocês nasceram, eu consultei o I Ching. Esse livro é um manancial de sabedoria incrível de cinco mil anos de existência e me acompanha desde essa época dos anos oitenta. Era moda na época e me veio às mãos por intermédio do Mário Grassi. Ele adorava e me mostrou como usar. Daí pra frente, volta e meia eu o consulto quando acontecem fatos marcantes na vida. Claro que não podia deixar de consultar agora que vai nascer seu bebê.

(...)

E agora eu perguntei: o que representa o bebê da Luísa?

E veio a reposta:

 -----------

 ----- -----

 ----- -----

 -----------

 -----------

 ------------

 26 TA CH’U/O PODER DE DOMAR O GRANDE

Acima a Montanha, Kên, abaixo o criativo, o Céu. Sempre a Montanha, a quietude. Aqui, a Montanha contém o céu. Por isso a imagem de domar o grande.

Aqui há três sentidos:

1. Conter no sentido de manter unido;

2. Sujeitar no sentido de deter;

3. Sujeitar no sentido de atender e nutrir.

Claro como água!!! O momento é de contenção. De conter. Nos dois sentidos. No sentido de deter, parar, mergulhar em si mesma. Parar com as loucuras e movimentos do mundo. E conter no sentido mais visceral de uma gravidez. A vida que contém outra. A imagem é, em si, belíssima!!! E, de quebra fala em manter unido!!! A gravidez como algo que vai manter unida a relação. Ou seja, o caminho de pôr a cabeça no lugar e seguir adiante!

Nas mutações, os recados foram claros! “As presas de um javali castrado. Boa fortuna!!!”

E, o “caminho do céu é alcançado! Sucesso.”

Ou seja, vai se uma época de contenção seguida de uma época de abrir caminho e alcançar o sucesso!!!! Essa criança vem com uma bênção para todo mundo.

Eu fiquei muito preocupado com sua carta. A culpa era enorme e o medo de um esporro também! Como fazer isso se já tinha te falado de gravidez uns meses atrás? (...)

Uma coisa é certa: o amor comanda tudo. Acho que o segredo foi deixar-me levar no barco do amor e ir levando a vida sob essa ótica indelével A ótica do amor; a ética da vida; e a estética do humor. O tripé de uma viva bem vivida! Uma vez escrevi: o amor é essencial. E o humor, fundamental. O equilíbrio que permite a vida. E, acrescento a beleza, como um fator de Beleza\estética, mas englobando o pensamento e as emoções. O belo no seu sentido mais amplo e profundo. A beleza, como somente uma libriana pode captar. Por que libra é o símbolo da beleza no zodíaco.

Assim tem sido a minha vida de pai. De amante, de ser no mundo, sempre perplexo e em mutação. Sempre disposto a correr riscos e a caminhar de peito aberto na escuridão. Claro que o medo está em tudo isso...Esse medo que você sentiu. O medo de quem sempre fez tudo certinho e agora, porra quê que o meu pai vai falar?”

Medo do futuro que se abre com sua boca escancarada. Filho é um compromisso de toda a vida. É uma assinatura numa carta em branco que vai ser preenchida ao longo de toda a sua vida.!!! É uma porta. Uma grande abertura para o que virá. E quem sabe o que virá? Lembra a música do Toquinho, “Aquarela?” Pois é. A tal astronave louca que chega sem pedir licença, muda nossa vida e depois convida pra rir ou chorar!!! Isso é belo. Toda gravidez tem algo de belo. Você deve estar linda!!! Peituda e bunduda!!! Uma mulherzinha muito linda!!! E cabia na palma de minha mão!!! O dedo era um fiapinho. O pé, quase nem existia. Hoje tá aí, pronta para viver a maior experiência dada a um ser humano viver.

Voltando ao seu Hexagrama, somente agora ele me faz sentido. Aqui diz, que a tranquilidade interna, aliada à alegria extrema, faz com essa alegria não se exceda e permaneça dentro dos limites corretos.

É assim que me sinto. Comedidamente alegre!!! O fato de ter descendência faz um pouco de carinho no coração e diz, podes morrer, seu nome vai prosseguir. Porque já penso nisso. Sei tanta coisa! Aprendi tanto! Estudei tanto! E tanta coisa que ninguém mais sabe, que me dá medo de morrer e não transmitir pra ninguém. De que valerá ter vivido, se ninguém sabe o que eu sei? E aí vem você, a mais politicamente correta das filhas e fica grávida... E logo aquela que fica eivada de dúvidas de afeto e coisa e tal. Não! Você não está sozinha! Não, todos amamos muito você! Não, ninguém vai te olhar feio porque você, definitivamente, não fez nada de errado!!! Podia ser numa época melhor? Quando é essa época? Depois de formada quando você vai estar trabalhando igual a uma maluca? Quando você achar o homem ideal e casar com ele? Mas onde está esse príncipe encantado? Alguém já arriou o cavalo branco dele? Essa de sexo só na hora certa sempre me deu no saco! A vida é mais forte que tudo!!! E há uma beleza nisso. Algo que só o tempo vai dizer. Assim são as coisas. (...)

Era um domingo de sol. À tardinha, a lua nova veio se juntar à estrela d’alva e eu disse a mim mesmo: a primeira é minha e a segunda é do mundo. E o curioso é que você tem ascendente em peixes fechando ciclos, enquanto Laura está reiniciando um. É preciso entender que, segundo Yung, um psicanalista discípulo de Freud, a cada um é dado desafios que ele próprio tem forças para suportar. Você agora vai ver a vida de pernas para o ar. A época é de contenção, como bem disse o I Ching. É preciso saber levar as coisas no barco do amor. Você acaba de cruzar a ponte para a maturidade. Aproveite! Sei que criar um filho é foda! Mas é bem prazeiroso também. (...)

É isso aí. O ideal é manter a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo…

Um beijo no coração e minha bênção.

Papi/vovô Beto”

Um comentário:

  1. A cada vez que eu leio esse blog, eu fico com os olhos cheios de lágrimas! Você é de longe a pessoa mais forte que eu conheço. Eu sei que essa força veio dos baques que você veio tomando e que não te mataram - só te fortaleceram.
    Mas ninguém é tão forte que possa dispensar a ajuda das pessoas queridas. E eu queria ter estado com vc, nem que fosse pra ficar quietinha do seu lado, olhando pra televisão.
    Seu pai tem razão. Não tem momento certo! Acho que há momentos em que vc tem mais maturidade pra enfrentar as coisas. E se vc não tiver, bem, vai ter que enfrentar de qualquer jeito, não é verdade?

    ResponderExcluir